Tristeza ou Depressão?
A tristeza é um sentimento que pode ter origem conhecida (perda de algo ou alguém) ou não (algo que foi vivenciado e não está claramente identificado), mas após um tempo para viver o luto e/ou elaboração a pessoa retorna ao seu estado natural.
Caso não seja superada, e a tristeza pode se intensificar, com um desanimo constante diante da vida, e se constituir como Depressão.
É considerada o mal de século, junto com a Síndrome do Pânico, calcula-se que atinge 30% da população, alguns sem saber, uma em cada cinco pessoas pode experimentar durante a sua vida, com menor ou maior intensidade.
Em termos químicos, ocorre uma alteração nos neurotransmissores que produzem os hormônios serotonina e endorfina, responsáveis pelo prazer e bem-estar.
Embora exista distúrbio na química cerebral, é uma doença afetivo emocional, onde a pessoa experimenta um sofrimento psicológico, com prejuízos em sua interação social e alterações físicas, e pode apresentar os sintomas:
Distúrbios do sono – insônia ou sono demais;
Distúrbios alimentares – excesso ou falta de apetite;
Melancolia – tristeza, pessimismo, vitimização...
Autoflagelação – a imunidade pode baixar e elevar o aparecimento de doenças;
Pensamentos mórbidos – levado ao extremo pode haver risco de suicídio;
Pode haver uma predisposição genética, com pode ser desencadeada por fatores sociais, estresse agudo ou acumulado, mas é tratável.