top of page

Pacientes procuram hospitais pensando ter COVID-19,mas estão com transtorno de ansiedade .

ISOLAMENTO SOCIAL TEM AUMENTADO CASOS DE PESSOAS COM DOENÇAS PSICOLÓGICAS

Pac

Júlio Pereira, neurocirurgião do hospital Beneficência Portuguesa, em SP, falou em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes neste sábado, 11, que mesmo com o “novo normal” as pessoas estão isoladas e isso afeta uma série de coisas no cérebro. “A gente costuma dizer que as pessoas estão submetidas ao estresse crônico”, explicou o médico.

Uma das consequências da pandemia do novo coronavírus é o isolamento social, e com isso muitas pessoas passaram a ter doenças psicológicas, neurológicas e até mesmo cardíacas, desencadeadas por estarem sozinhas em suas casas ou em isolamento em algum ambiente hospitalar, por exemplo.

“Essas pessoas não tinham procurado atendimento médico. Alguns especialistas consideram até uma 'segunda onda' de pacientes com outras doenças que estão voltando”, disse o médico.

Júlio Pereira alertou que algumas pessoas têm procurado hospitais achando que estão com a Covid-19, mas na verdade são sintomas de transtorno de ansiedade: “Eles estão ansiosos, sem dormir e muito até ficam sentindo sintomas como se tivesse coronavírus. Um dos sintomas do transtorno de ansiedade é a dificuldade de respirar”, explicou.

Segundo o médico, são desencadeados alguns hormônios que crescem durante o estresse, como o cortisol, e muito pacientes vão ao médico com queixas de insônia, distúrbio de ansiedade e depressão.

“É uma situação que a gente passa durante muitos dias, mais de 100 dias, que as pessoas estão em casa, ficam sem contato com quem gosta e ansiosos, preocupados com o que pode acontecer”, disse Júlio Pereira.

Júlio Pereira afirmou, também, que alguns pacientes têm procurado hospitais com sintomas do coronavírus puramente psicológicos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page