top of page

Assumir suas próprias escolhas


mulher sentada sozinha tomando decisões

As pessoas são muito diferentes entre si, e diferentes são as escolhas que fazem sobre a vida que querem ou não levar. Ao contrário do ditado popular, nem sempre querer é poder, mas podemos com planejamento, coragem e ousadia dar passos largos rumo aos nossos maiores desejos e objetivos.

No entanto, em muitos momentos quando estamos diante de uma situação de escolha, ficamos ansiosos, angustiados e não raro com muito temor e medo.


Mas porque?

Escolher torna-se uma situação altamente estressante para as pessoas por saberem intuitivamente que ao escolher uma coisa estará abrindo mão de outras, ou seja, na hora de escolher perceberemos primeiro o que iremos perder ou deixar, e isto causa medo. Quando a escolha envolve mudanças concretas na vida (mudança de emprego, de cidade, casamento etc) necessariamente envolverá daquele que escolhe uma profunda reflexão, pesar todos os prós e contras que consiga levantar e avaliar se a escolha que se propõe a fazer trará mais ou menos satisfação e felicidade.


O problema é que muitas vezes temos pouco tempo e pouco conhecimento sobre as variáveis envolvidas na nossa escolha, portanto precisamos de uma opinião ou um aconselhamento que seja isento e com um distanciamento para analisar todos os lados da escolha.

É nestas situações que a figura do psicólogo pode ser um importante aliado, através de um trabalho de leitura de tudo o que está envolvido na escolha, uma reflexão sobre aquele que escolhe. E caminhando ao lado da pessoa construir um processo de decisão e de escolha, de modo maduro e coerente, atenuando as angustias e ansiedades decorrentes.


*Marcos E. F. Marinho é Psicólogo, atua desde 1994 com adultos, famílias e adolescentes em projetos sociais e da área da saúdes. Foi Psicólogo Cooperante Internacional nos anos 90. Ocupou cargos gerenciais e de assessoria técnica e pedagógica para instituições públicas e privadas. Com Mestrado em Psicologia pela PUC/SP atende em consultório privado.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page