As 3 percepções sobre seu trabalho.

 

Conversando com um novo cliente, ele me perguntou por que seu trabalho atual o desmotivava tanto, por mais esforço que ele fizesse para gostar do que fazia. Essa não é uma pergunta nova e para responder a ela me recordei de uma pesquisa da psicóloga americana Amy Wrzesniewski, da Universidade de Yale, que dedicou a vida a estudar como nossas concepções mentais afetam nosso desempenho. Em sua pesquisa ela entrevistou centenas de trabalhadores de todas as profissões e percebeu uma certa definição de como esses profissionais viam seus próprios empregos, no que chamou de “Orientações ao trabalho” ou atitudes mentais em relação ao trabalho.

 

Na primeira delas os profissionais viam seus trabalhos como empregos, como um

fardo, e o salário como recompensa por seus “sacrifícios”. Eles trabalhavam porque precisavam sobreviver e estavam sempre na expectativa do tempo que poderiam passar fora dele. Em contrapartida, os profissionais que viam seus trabalhos como uma carreira, trabalhavam não só por necessidade, mas também para progredir e ter sucesso. Com uma atitude mais envolvente em relação a suas atividades, eles buscavam ser bem-sucedidos.

 

No terceiro grupo Amy percebeu que os profissionais viam seus trabalhos como uma missão, com um fim, com objetivos, e não se preocupavam com recompensas externas imediatas, mas sentiam que contribuíam para uma conquista maior, ou seja, um senso de propósito. Amy concluiu então que o terceiro grupo que tinha a visão de missão a respeito de seus trabalhos levavam uma grande vantagem sobre os outros dois, porque tornavam suas atividades mais gratificantes e assim conseguiam sucesso de forma mais assertiva.

 

Hoje temos muitas informações e instrumentos para mudarmos nossas atitudes e pensamentos a respeito de nosso trabalho e pesquisas assim reforçam essa direção...mas a pergunta continua... E você...quando mudará a sua percepção?

Abraços

Siga-nos

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
Todos os direitos reservados Clínica Espaço Saúde Alpha 2019- Desenvolvido por Social Wings Mkt Remoto